30 julho 2012

1001 utilidades do bicarbonato de sódio

Bicarbonato de sódio é um ingrediente com inúmeros usos, especialmente na limpeza. Todas as frutas e vegetais que vem pra minha casa passam por um molho de água e bicarbonato antes de ir pra geladeira ou cesta. Ele remove a cera que muitas frutas de supermercado contém. Essa cera tem uma dupla função de proteger o alimento e torná-lo mais apetitoso, com todo aquele brilho. O problema é que a cera utilizada não é de origem natural e sim sintética, o que no fim das contas, é mais uma toxina que o nosso corpo tem de digerir.
Outro uso? Obviamente, o bicarbonato é muito utilizado em bolos e biscoitos, como fermento químico. Mas não acaba aí. Bicarbonato também pode ser utilizado como base para fazer o seu próprio limpador de azulejos e vaso sanitário. Ou ainda, pode ser utilizado como um exfoliante suave para o rosto. Branqueador de dentes. E a lista segue longa.

Bicarbonato de sódio
Para fazer o limpador de azulejos, você só precisa de dois ingredientes:
- 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio
- 1 colher de sopa de sabão líquido
Misture os dois ingredientes até formar uma pasta, e com a ajuda de um esfregão de aço ou esponja, aplique nos azulejos, esfregando aonde há necessidade. Enxágue.
Super fácil.
Você conhece outros usos não mencionados aqui? Qual a sua receita caseira perferida que utiliza esse ingrediente?

0 opiniões:

Postar um comentário