15 setembro 2012

Brechó - reciclando roupas e preservando a natureza

Moda é uma coisa super pessoal. Não estou falando da alta costura, que vai de Paris à Milão à Nova Iorque e que muda a cada estação, fazendo com que o sexo feminino especialmente gaste o que não tem para estar na moda. Eu me refiro às peças que mulheres escolhem para fazer parte do seu guarda-roupa, mas que refletem também a sua personalidade e atitude, e vão permanecer no guarda-roupa por várias estações.

Quando as mulheres finalmente atingem este patamar (e algumas nunca alcançarão), e percebem que não precisam usar a última tendência, mas deveriam optar por aquilo que lhes cai bem, novos critérios são usados para a escolha das peças que vão ser adquiridas. Qualidade passa a ser um deles. Versatilidade. Conforto. Impacto na natureza. Pegada ecológica.


E aí é que entra o brechó. Sabe aquele estabelecimento comercial, que fica meio escondido no meio de outras lojas, sem muitas placas ostensivas e longe dos centros comerciais (aluguel caro é para quem tem bastante mark-up)? Pois é, é por aí que se vai encontrá-lo. E que pérolas se acham nestes lugares! Me lembro que na minha adolescência, utilizava muito os brechós para me desfazer de roupas que já não curtia mais, mas não comprava muitas coisas. Já na fase adulta é que fui perceber o valor de um brechó bem guarnecido. Em muitos casos, o refugo de uns é o tesouro de outros.

Mais do que um revendedor de roupas usadas, o brechó exerce uma função que ninguém mais tem. Ofertar a preços acessíveis roupas que de outra maneira estariam indo para o lixo (ou doadas). Sim, porque mulheres ficam cansadas de vestir sempre as mesmas peças, e isto é um fato. Mas ao invés de jogar as peças indesejadas no lixo, por que não lhes dar uma segunda chance? Quem sabe elas vão encontrar uma nova família que vai lhes dar muito amor e carinho.


Peças bem cuidadas podem durar dácadas. O que vai para o brechó não deve ser aquele tênis com o solado totalmente desgastado, já descosturando dos lados e todo encardido. Ninguém vai pagar um centavo por ele. Mas peças que deixaram de servir, ou que estejam em boas condições de uso ainda são as melhores candidatas. Existem várias pessoas que a cada nova peça comprada, se desfazem de uma peça antiga. É uma boa regra.

Economia, preservação da natureza e reciclagem. Motivos não faltam para você visitar o brechó do seu bairro, e com um pouquinho de sorte, encontrar aquele item que você estava procurando há algum tempo. Ou, se não quiser envolver dinheiro, por que não reunir as amigas para um chá e fazer um grande troca-troca de roupas? Cada fim de estação traz grandes oportunidades para limpar o guarda-roupa e continuar sempre na moda. A sua moda.

1 opiniões:

Amoooo brechós e definitivamente não vivo sem eles. Reciclar preservando ou preservar reciclando e um jeito simples de doar o que não curtimos mais mas que ainda continua bonito e comprar algo único e personalizado de alguém que pensou a mesma coisa que pensamos. Reclicaaaaar sempre!!!!����

Postar um comentário