13 agosto 2012

Chai ou chá indiano

Nada melhor que uma boa xícara de chá no inverno. Chá é uma das minhas paixões, não há dúvida. O chá certo pode curar uma dorzinha de estômago (chá de gengibre ou hortelã), pode desintoxicar o corpo de impurezas (erva-mate), pode afastar os primeiros sintomas de gripe (guaco, limão e mel), curar ressaca (chá de boldo) e a lista segue longa.

 
O chai, ou chá indiano, tem sua origem no conhecimento ayurvédico, e era utilizado como uma bebida medicinal na Índia antiga. No começo do século XX, a Grã-Bretanha, que colonizava a Índia, decidiu que o povo indiano deveria consumir mais chá preto, e incentivou fábricas e minas a darem um intervalo aos trabalhadores para o consumo de chá, encorajando também os vendedores autônomos da bebida, comuns naquele país. Foram estes últimos que tiveram a ideia de misturar as especiarias ao chá preto, que era servido à moda inglesa, com açúcar e leite. Logo a bebida se tornou popular, e cada família preparava a sua própria versão em casa.


As especiarias normalmente utilizadas são o cardomomo, o gengibre, a pimenta-do-reino, a canela e o cravo. Há versões que incluem anis, erva-doce, noz-moscada e até açafrão. A base é normalmente o chá preto, mas há partes da Índia que utilizam o chá verde. Além disso, o chá é adoçado com açúcar (branco, mascavo, etc.), mel ou leite condensado, o que traz o sabor de algumas ervas. E um terço do líquido é leite, o que suaviza o sabor do chá.

Ingredientes:
  • 6 xícaras de água
  • 1 colher de sopa de cardamomo seco (inteiro)
  • 1 colher de sopa de gengibre fresco, fatiado
  • 1/4 colher de chá de cravo (inteiro)
  • 1 colher de chá de pimenta-do-reino
  • 1 pau de canela
  • 3 saquinhos de chá preto
  • Açúcar mascavo ou mel a gosto
  • 2 xícaras de leite
Modo de preparo:
  1. Em uma panela em fogo alto adicione a água, cardamomo, gengibre, cravo, pimenta e canela e espere até ferver
  2. Reduza o fogo, e continue fervendo por mais 5 minutos
  3. Remova do fogo e adicione os saquinhos de chá preto
  4. Cubra a panela e deixe por 10 minutos
  5. Peneire em um bule
  6. Adicione açúcar e leite 

Entre as propriedades do cardamomo estão o combate a infecções, prevenção de doenças da garganta, e problemas digestivos. O gengibre é bom para gripes, tosse, resfriado. O cravo-da-índia é um poderoso antisséptico e anestésico natural. A canela reduz o açúcar no sangue. A sensação de tomar este chá é ótima: aquece e dá energia. E você? Qual o seu chá de inverno preferido?

0 opiniões:

Postar um comentário