31 julho 2012

Protetor labial de mel e manteiga

Já pensou se você não tivesse que comprar protetor labial nunca mais? Se você tiver uma boa receita, e os ingredientes necessários, é possível preparar em casa um brilho labial que protege e ao mesmo tempo dá um sabor delicioso aos lábios - mas evite ficar lambendo o brilho, pois isso provoca ressecamento da mucosa labial.

Você vai precisar de embalagens antigas de protetor labial, previamente esvaziadas e limpas.


Principalmente no inverno, é que se sente os efeitos nefastos do vento, do frio, do ar seco e até mesmo do sol. Todos esses fatores contribuem para o ressecamento dos lábios, mas o mais importante mesmo é manter a hidratação interna, bebendo água regularmente durante o dia.

A cera de abelha aparece nesta foto na embalagem do meio, em amarelo escuro.


A cera de abelha é um ingrediente cheio de qualidades: é selante, hidratante e tem uma consistência perfeita para cremes e loções. Nesta receita que eu vou colocar abaixo, a cera de abelha é misturada com a manteiga de cacau. E quem nunca usou um bastãozinho de manteiga de cacau nos lábios? É ótimo, mas esta receita vai mais além.

Ingredientes:
  • 2 colheres de chá de azeite de oliva
  • 1/2 colher de chá de cera de abelha
  • 1/2 colher de chá de manteiga de cacau
  • 1/2 colher de chá de mel
  • 1 cápsula de vitamina E
  • 2 gotas de óleo essencial de sua preferência - lavanda, laranja, baunilha são alguns exemplos

Modo de preparo:
  1. Junte os três primeiros ingredientes em uma panela ou leiteira pequena e derreta em banho-maria. Quando a cera de abelha e a manteiga de cacau estiverem derretidas, tire do banho-maria e acrescente a vitamina E perfurada (só o líquido)
  2. Agora é só colocar com cuidado nos potinhos previamente esvaziados e limpos e esperar endurecer (cerca de 3 a 4 horas, dependendo da temperatura do ambiente)

Esses quatro recipientes vão durar uma eternidade pra mim, mas eles são uma ótima ideia de presente.

Essa receita rende dois tubos de protetor labial. Eu dupliquei a receita, por isso me rendeu quatro tubos. É possível substituir alguns dos ingredientes nesta receita, como o azeite de oliva por outro óleo vegetal - coco, girassol, etc. Ou ainda a manteiga de cacau por manteiga de karité. A cápsula de vitamina E pode ser deixada de fora, mas é extremamente recomendada.

E então, bora fazer um protetor labial?

1 opiniões:

Olá. Que ideia legal! Onde vendem esses tubos?
Muito obrigada!
monalisoares@gmail.com

Postar um comentário