10 setembro 2012

Licor de cereja

Infusões, tinturas, decocções. Hum. Eu gosto destas palavras. Eu gosto especialmente dos produtos que se obtem a partir destas técnicas de extração. Tudo começa quando há uma determinada erva ou planta com propriedades benéficas para o ser humano, da qual se quer tirar vantagem. Mas qual a melhor maneira de se utilizar das propriedades da tal planta? Nem todas as plantas podem ser consumidas internamente, ou em outros casos, por que tomar um chá, se o problema é na superfície da pele?

Infusões referem-se às propriedades (cor, gosto ou compostos) sendo retiradas através de um meio líquido, como água, álcool ou óleo. Nessa classificação entram o café, o chimarrão e os chás, por exemplo. As tinturas são como as infusões, porém exclusivamente utilizando-se álcool para extrair os benefícios das plantas. E as decocções envolvem a fervura da planta, geralmente a raiz, o tronco ou rizomas, começando pela maceração e daí a fervura.


A imaginação é o limite para o que pode ser usado nestes processos. Quem nunca entrou num boteco, e viu uma cobra toda enrolada dentro de um vidro com cachaça até a borda, ao lado dos ovos em conserva? Eu não faço ideia de quais são as propriedades extraídas da cobra, mas sei que tais infusões eram bem populares até alguns anos atrás. Melhor do que a visão de cobras mortas, é aquela receita de licor de frutas que fica 'pegando gosto' por meses e meses na prateleira de algum familiar que é mais dado a este tipo de experiência. Na casa da minha avó, havia alguns vidros de licor de butiá espalhados pelas prateleiras da sala.


O primeiro licor que eu preparei foi de jabuticaba. Não tenho palavras para descrever a delícia. Depois experimentei com bergamota ou tangerina, e agora cereja. O processo todo leva de quatro a  seis meses, então é bom começar o quanto antes, mas principalmente, ter muita paciência. Seja qual for a fruta escolhida, você vai precisar também de algum tipo de bebida destilada (maior teor alcoólico), como cachaça, rum ou vodca. Não escolha a mais barata, tente fazer um equilíbrio entre qualidade e preço, pois o produto final vai certamente refletir a qualidade dos ingredientes usados. Cerejas não são tão comuns no supermercado e feira, mas vem importadas do Chile.

Ingredientes:
  • 500g de cerejas frescas
  • 750 ml de cachaça, rum ou vodca
  • 1 1/4 xícara de açúcar

Mode de preparo:
  1. Em um vidro com tampa, misture as cerejas com o álcool escolhido
  2. Deixe a infusão em um local escuro e arejado por um mês
  3. Diariamente, ou pelo menos uma vez por semana, chacoalhe o conteúdo do vidro
  4. Depois de um mês, coe a mistura em pano de fralda ou algodão
  5. Adicione o açúcar ao líquido restante, e descarte as cerejas
  6. Diariamente, ou pelo menos uma vez por semana, chacoalhe o conteúdo do vidro, mantido no mesmo local
  7. Depois de um mês, filtre a mistura, engarrafando-a
  8. Espere pelo menos dois meses até consumir, mas quanto mais deixar melhor, pois os sabores ainda continuam se desenvolvendo


Você pode substituir a cereja por qualquer outra fruta de sua preferência, ou que esteja na época. Se for usar cítricos, no entanto, a parte utilizada é a casca (aproximadamente a casca de 6 frutas), mantendo-se os outos ingredientes. Já se for utilizar frutas como pêssego e nectarina, é melhor cortar em pedaços. Use a sua criatividade e gosto pessoal. Muitos licores vão se beneficiar da adição de especiarias, como cravo, canela, gengibre, baunilha, cardamomo, noz-moscada, etc. Como as especiarias vão estar em infusão, só é preciso uma pequena quantidade. Neste licor de cerejas, eu optei por não utilizar nenhum tempero dado o sabor suave da cereja.

0 opiniões:

Postar um comentário