07 agosto 2012

Pão com azeitona

Se existe um tipo de comida que eu adoro preparar, este é o pão. Eu aprendi a fazer pão caseiro aos 11 anos. Vinda de uma família que ao mesmo tempo precisava poupar, e também ainda mantinha laços com o campo, eu cresci observando minha mãe, avós e tias preparando muitas coisas em casa que outras famílias simplesmente compravam prontas no supermercado.

Aos 11 anos, eu não tinha muita técnica, e não me importava com a exatidão das medidas. Cada pão tinha um sabor diferente do anterior. Em geral, eles eram bem doces, mas minha mãe até elogiava - talvez fosse um incentivo para que continuasse ajudando nas tarefas domésticas.


 Desde aquela época, no entanto, eu imaginava como deveria ser a receita de pão d'água. Apesar de ser o pão mais comum no supermercado, era impossível recriá-lo em casa, e daí a vontade de saber mais.

Passei muito tempo sem fazer pão, mas há alguns anos atrás, com o advento da internet, e milhares de receitas ao meu alcance, senti vontade de fazer pães novamente. A moda agora são os pães artesanais, baseados em receitas francesas ou italianas, como o baguete, o focaccia e o ciabatta. Esses pães, que normalmente custam uma fortuna em padarias, podem ser feitos em casa com alguns equipamentos de fácil acesso.

Hoje, eu vou dividir com vocês uma receita de um pão diferente, artesanal, mas que não necessita de nenhum equipamento para ser feito. Só as mãos e a vontade. É o pão com azeitona.


Ingredientes:
  • 1 colher de sopa de fermento instantâneo
  • 200 ml de água morna
  • 1 ovo
  • 4 colheres de sopa de azeite de oliva
  • 1 colher de sopa de açúcar
  • 2 colheres de sopa de alecrim
  • 3 copos de farinha
  • 1 colher de sopa de sal
  • 1 copo de azeitonas (pretas ou verdes) sem caroço
Modo de preparo:
  1. Dissolva o fermento na água morna
  2. Misture o ovo batido, o azeite, o açúcar e o alecrim e adicione à água e fermento
  3. Adicione a farinha e amasse por 5 minutos
  4. Deixe a massa descansar por 15 minutos
  5. Adicione o sal e amasse por mais 5 minutos
  6. Coloque a massa em uma bacia previamente untada com óleo. Cubra e deixe a massa crescer por 1 hora em um local morno (dentro do forno desligado é onde eu normalmente coloco)
  7. Remova a massa. Amasse um pouco. Formate como preferir e coloque o pão na forma untada e enfarinhada
  8. Cubra com um pano de prato e deixe crescer em local morno por mais 30 minutos
  9. Acenda o forno em 200ºC e espere aquecer
  10. Asse o pão por 45 minutos ou até que esteja dourado em todos os lados
  11. Espere esfriar para cortar
Se você tiver uma pedra de pizza no seu fogão, ótimo, essa receita vai se beneficiar do calor extra. Se não tiver, tudo bem, funciona do mesmo jeito.

E então? Que tal preparar um pão caseiro hoje?

0 opiniões:

Postar um comentário