22 agosto 2012

Comece hoje o seu jardim

A primavera está quase chegando, e a terra está mais fértil do que nunca. Além de mato e ervas daninhas, a terra também dá frutos (eu sei que para alguns leitores isto é novidade ;D). Mas desde o êxodo rural, a maioria das pessoas perdeu o contato com a terra, e perdeu também o conhecimento sobre como cultivar plantas úteis para alimentação e uma boa saúde.

 
O Brasil hoje possui 84,36% da população residindo em áreas urbanas, segundo o censo 2010 do IBGE (este número é maior nos estados do sul e sudeste). Há uma tendência mundial na mesma direção, onde se vê o abandono da terra e das condições de vida do campo por uma vida mais confortável e quiçá mais satisfatória na cidade. Isto quer dizer que apenas 15,64% da população produz o que todo o restante consome em termos alimentícios. Em países do hemisfério norte, essa porcentagem é ainda menor. Isto causa uma dependência enorme por parte do povo da cidade. As pessoas na cidade não controlam preços e não sabem como cultivar alimentos.


Mas enfim, as razões pelas quais as pessoas começam a cultivar ervas, plantas e flores são diversas; eu vou focar este post em algumas delas. A primeira e mais importante é a segurança alimentar. Por segurança alimentar, entende-se a capacidade de acesso por todos a fontes alimentícias em quantidade e qualidade suficientes para atender as necessidades nutricionais diárias. Em outras palavras, quem tem um jardim ou horta tem acesso direto a alimentos frescos, nutritivos e quase sem custo.

A segunda razão para se ter um jardim é a qualidade dos alimentos produzidos. Todo mundo que já comeu a fruta no pé sabe que o sabor não se compara à fruta de supermercado. E a razão para isso é que para manter a aparência das frutas e vegetais intactos, a indústria abre mão de uma série de truques que acabam por deteriorar as qualidades originais do produto. Quem nunca escolheu a fruta mais bonita no balcão do supermercado e ao chegar em casa se deparou com uma fruta ressecada, sem sabor, ou em alguns casos até começando a apodrecer? Quem tem um jardim está livre desses problemas.


Um outro motivo para cultivar os seus próprios vegetais e ervas é que o contato com o solo age como um desestressante para muitas pessoas. A vida está mais corrida do que nunca, mas é importante parar e reservar um tempo para pensamentos e diálogo interno. O cultivo de plantas é ideal para isto.

E para aqueles(as) que moram em apartamento, ainda assim é possível plantar em casa. Basta encontrar um local arejado e bem iluminado para colocar os seus vasos. E não é preciso gastar com vasos; aproveite para reciclar materiais que já estão disponíveis e que de outra maneira iriam para o lixo. Abaixo, alguns links para ideias bem interessantes de vasos feitos com materiais reciclados:
Reciclagem de latas
Reciclagem de garrafas, copos e potes de vidro
Reciclagem de materiais inusitados
Reciclagem de calhas e pneus


Tudo bem, você decidiu que quer iniciar o seu jardim, e tirar proveito dos alimentos produzidos em casa. Mas você nunca plantou uma semente na vida. Por onde começar? Nesse caso, o ideal é começar com mudas de plantas vendidas em feiras e mercados públicos. Com um pouquinho de leitura, ou com uma conversa com a vizinha que já planta, é possível descobrir os passos básicos do cultivo de plantas. Um bom lugar para se iniciar a pesquisa é o site Cultivando. Também boas dicas no Cultivar Biodiversidade e no Como Tudo Funciona. Porém, não se restrinja a estes sites; há muito material na internet e sites especializados em cada cultura.

0 opiniões:

Postar um comentário