10 agosto 2012

Creme hidratante

Talvez a última coisa que passe pela sua cabeça é preparar os seus produtos de beleza. Afinal de contas, é muito mais simples comprá-los prontos. E os comerciais e propagandas exibindo modelos perfeitas são sempre um estímulo a mais pra adquirir determinada marca. Mulheres são curiosas por natureza, querem experimentar produtos diferentes, e as opções no supermercado são quase infinitas (mas não se engane, a segmentação de mercado é uma tática utilizada por grandes corporações que criam diferentes marcas para atingir públicos específicos; por mais que a marca seja diferente, o lucro vai todo para a mesma multinacional). Então, que razões fariam com que você deixasse de lado a comodidade, e passasse a investir seu tempo criando seus próprios produtos?

  1. Vai custar mais barato. Fazer em casa, assim como qualquer refeição, sai mais barato porque você comprou uma certa quantidade de ingredientes, que não vai ser utilizada totalmente, e por isso vai poder continuar fazendo por muitas vezes;
  2. Você sabe exatamente o que o produto contem. Pegue qualquer produto de beleza que você possui e procure pela lista de ingredientes. A não ser que você seja engenheira(o) química(o), eu garanto que você não sabe (eu também não!) o que a maioria desses ingredientes são, e qual o impacto deles no seu corpo e no meio ambiente. E um dos motivos pra essa desinformação, é porque alguns desses ingredientes não foram ainda testados suficientemente para se chegar a alguma conclusão;
  3. É possível mudar a fórmula para atender as suas necessidades específicas. Se você tem pele seca, há óleos que são mais indicados, assim como para pele oleosa ou com acne. Todo mundo é diferente, mas a as marcas no mercado não podem atender a diversidade, elas são feitas pras massas, por isso é tão difícil encontrar um produto que faz bem;
  4. É divertido. É um pouco de cientista maluco e cozinheiro, juntando todos os ingredientes e preparando algo que vai nutrir a pele, cabelo, corpo, etc. Por que não reunir as amigas/família/filhas e fazer uma sessão?
  5. A natureza agradece. Claro.
Pra celebrar a sua nova decisão de fazer esse creme hidratante em casa, aí vai a receita. Esse creme é de uma textura bem pastosa, sendo excelente para áreas ressecadas do corpo como joelhos, cotovelos, mãos e pés. Mas nada impede que seja utilizado em qualquer outra área do corpo, inclusive o rosto. Eu tenho usado no rosto (a minha pele é seca) por um mês, com efeitos ótimos.


Ingredientes:
  • 1/4 de xícara de manteiga de karité
  • 2 colheres de sopa de óleo
  • 2 cápsulas de vitamina E (opcional)
  • 15 gotas de óleo essencial (opcional)

Modo de preparo:
  1. Derreta a manteiga de karité e óleo em um recipiente em banho-maria. 
  2. Quando estiver derretido, retire do banho-maria e coloque o recipiente em um banho de água com gelo para dar uma resfriada. 
  3. Acrescente a vitamina E e o óleo essencial, se for usá-los. 
  4. Com uma batedeira de mão ou liquidificador de mão, comece a bater a mistura. 
  5. Continue batendo por 5 a 10 minutos, ou até que atinja a sua consistência preferida. Não se preopcupe, mais cedo ou mais tarde, vai endurecer. 
  6. Depois de pronto, transfira para um recipiente com tampa e use nos próximos 6 meses (a adição da vitamina E ajuda na validade mais longa do creme).

Algumas considerações sobre os ingredientes e customizações que você pode fazer:

Óleos para pele seca: óleo de abacate, azeite de oliva, óleo de amêndoas doces, óleo de coco
Óleos para pele oleosa: óleo de tamanu, óleo de jojoba, óleo de argan, óleo de prímula, óleo de gergelim
 Você pode utilizar 2 óleos (meio a meio), ou apenas um. É importante que seja tudo aquecido em banho-maria, ou a manteiga de karité fica empelotada. Se for difícil encontrar manteiga de karité, você pode substituir por manteiga de cacau, obtendo resultados parecidos. Quanto aos óleos essenciais, escolha um de sua preferência, como lavanda, ylang-ylang, bergamota, hortelã, etc.
O recipiente que você vai utilizar pode ser um antigo pote de creme ou outro pote vazio que esteja circulando pela sua cozinha. Reutilizar faz parte da estória.

Me conte os resultados, e qual os seus ingredientes preferidos!

0 opiniões:

Postar um comentário