31 agosto 2012

Dê adeus ao purificador de ar

Eu não sei quando exatamente virou moda usar purificador de ar para desodorizar ambientes. Mas a onda pegou, e o uso do purificador de ar saiu do residencial para todas as esferas da sociedade. Usa-se no local de trabalho, no consultório médico, na escola, na igreja, dentro do carro. Porque os odores que nós geramos são insuportáveis, certo? Precisam ser combatidos com a pletora química que esta disponível nas prateleiras do supermercado.

Um dos problemas com o uso desenfreado dos purificadores de ar ou neutralizador de odores, seja em forma de spray, plug-in ou velas aromáticas, é que eles não funcionam. Eles só mascaram o mau cheiro. Assim como uma bala não elimina o mau-hálito, mas somente da alívio por algum tempo, também o purificador de ar não ataca a raiz do odor. Agora imagine que pra controlar o cheiro ruim, voce fosse pegar compostos químicos que provocam asma, alergias, dor de cabeça, tontura e até cancer. Não faz sentido, né?

Entre os ingredientes tóxicos utilizados na fabricação de purificadores de ar estão os formaldeídos, etanol, fenol, fragrâncias artificiais oriundas do petróleo, álcool benzílico e 1,4 diclorobenzeno.  Há vários estudos que mostram a ligação destes compostos com os problemas de saúde acima citados, e o impacto é ainda maior em crianças. Se você se interessa pelo assunto, e quer saber mais, clique aqui.

A boa notícia é que há alternativas naturais para aromatizar a casa ou qualquer ambiente público. Bem fáceis de fazer, também. Veja abaixo:

  • Para absorver cheiros fortes do ambiente como fritura, mofo, etc, nada melhor do que deixar uma xícara com bicarbonato de sódio ou vinagre em local estratégico (opção totalmente retrô; minha avó já deixava bicarbonato dentro da geladeira para evitar mau cheiro)
  • Ferva 1 litro de água em fogo baixo com especiarias como cravo, canela, gengibre, alecrim, e mangericão; quanto mais tempo levar a fervura, mais o cheiro gostoso se espalha pelo local
  • Ferva 1,5 litro de água em fogo baixo com 2 ou 3 limões cortados em 4 partes por até uma hora
  • Faça o seus próprios sachets e pout-pourris com ervas secas (lavanda, camomila, etc) e óleos essenciais
  • Tenha plantas em ambientes fechados que contribuem naturalmente para a purificação do ar
  • Utilize velas de cera de abelha ou soja com aromas naturais para criar aquele ambiente
  • Em uma garrafa spray, dilua 10 gotas do seu óleo essencial (ou mix) preferido em 500 ml de água e borrife quando necessario
O que não falta são opções para perfumar ambientes de forma natural e sem riscos a saúde. E de quebra, ainda sai mais barato.

Fontes:
http://www.naturallifemagazine.com/0810/airfresheners.htm
http://toxipedia.org/display/toxipedia/Air+Fresheners

0 opiniões:

Postar um comentário