28 agosto 2012

Vida sem plástico

Olhe ao seu redor. Agora identifique na paisagem produtos que contem plástico na sua fabricação. A lista é grande e quanto mais você olha, mais ela aumenta. O computador, a mesa, a cadeira em que você está sentado(a), pequenos objetos como canetas, lapiseiras, fita adesiva, garrafa de água, telefone, a moldura do quadro, a lixeira, o saco plástico dentro da lixeira, e por aí vai.

Agora imagine se a partir de hoje, você nao fosse mais comprar nada novo que possui plástico na sua composição ou na sua embalagem. !!! Uau. Primeiro, é até difícil conceber essa ideia. Isso quer dizer nunca mais comprar escova de dentes? E depiladores descartáveis? Nunca mais comprar sorvete no supermercado? Calma, não deixe o pânico tomar conta. Só mais um exercício mental e eu chego ao ponto. Você já deve ter assistido filmes e produções de época que mostram como era a vida no passado. Pois então, imagine como a sua avó fazia para lavar o cabelo. Nada de xampú e condicionador em embalagem plástica, não. Sabão em barra. Se você for da minha geração ou anterior, vai lembrar que o mundo nao era tão 'plasticizado' até os anos 80. Que as compras do supermercado vinham em sacos de papel. Que o açougueiro cortava a carne e embalava em papel ou jornal. Enfim, o consumo de plástico era muito menor.

Foto: Chris Jordan

O plástico que é um subproduto do petróleo, leva até 500 anos para se decompor. Esse é o problema em utilizar tanto plástico na nossa vida: o lixo criado por produtos e embalagens descartadas vai continuar poluindo por muito tempo. Sem contar os efeitos nocivos nas cadeias alimentares de inúmeros animais que confundem objetos plásticos com comida, ou a interferência no habitat de muitos outros. Em ambos os casos, os efeitos são fatais.

Algumas pessoas tiveram a ideia e a coragem de dizer não ao plástico. Algumas fizeram isto por uma semana, outras assimilaram isto como um estilo de vida. Na verdade, não é tão difícil quanto parece e não é preciso cortar radicalmente todo o plástico a sua volta. Ao contrário, comece devagar, e confortavelmente, substituindo o plástico por outros materiais mais sustentáveis. Procure sempre por opcões duráveis e de qualidade, mesmo que às vezes custe um pouco mais, pois no longo prazo, você não vai ter que comprar o mesmo produto várias vezes.

Os hábitos mais fáceis de adotar são as sacolas de supermercado de tecido ou outro material renovável, que devem sempre estar ao seu alcance, por exemplo, dentro da bolsa ou do carro. Outra substituição que não traz muita dor é carregar a sua própria caneca. Ao invés de tomar suco de cana no copo descartável, peça pro moço encher a caneca que você trouxe. Mesma coisa na empresa. Se você carrega o seu almoço, tenha sempre uma colher, garfo e faca à mão, ao invés de usar descartáveis. E se abstenha dos canudos plásticos. Ah, quase ia esquecendo, passe menos vezes pela seção de salgadinhos e chips, para evitar a tentação de levar pra casa.

Para cortar o plástico ainda mais, você vai precisar fazer algumas coisas na cozinha. Coisas de comer. O pão, por exemplo. Se for comprado pronto, vem em uma embalagem plástica 90% das vezes, mas se você fizer o pão em casa, pode comprar farinha de trigo que vem em embalagem de papel. Isso também vale para o macarrão (não é difícil fazer em casa), e até para o sorvete. Como eu disse anteriormente, as mudanças devem ser introduzidas de acordo com a sua zona de conforto em mente. Mas mantenha o desafio constante; você vai se impressionar com os resultados.

0 opiniões:

Postar um comentário